O podcast Vozes do Mate, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate (CEDErva), segue sua missão de valorizar os sistemas tradicionais de produção de erva-mate. Como parte do programa internacional de pesquisa Voicing Change, que conecta Brasil, Canadá e Quênia, o podcast explora como práticas sustentáveis baseadas em conhecimentos tradicionais podem fortalecer sistemas alimentares locais.
No Brasil, o foco do Vozes do Mate é nas questões ambientais e sociais que permeiam os sistemas tradicionais de produção de erva-mate sombreada, prática que combina a agricultura com a preservação da Floresta com Araucária, bioma pertencente à Mata Atlântica. Esses sistemas são mantidos por agricultores agroflorestais que aliam práticas econômicas sustentáveis ao respeito pelo meio ambiente.
Neste terceiro episódio, Agroecologia enquanto prática agrícola e experiência política - Parte I, trazemos uma conversa inspiradora sobre a agroecologia, conduzida por Hamilton de Chaves Paizani, agricultor agroecológico, e mediada pela pesquisadora Evelyn Roberta Nimmo (Eve).
Gravado em Guaiacá dos Pretos, em São João do Triunfo, Paraná, em março de 2023, o episódio explora a jornada de Hamilton na transição para práticas agroecológicas, abordando como a agroecologia vai além de uma técnica agrícola, tornando-se também uma experiência política e de resistência. Sua história reflete o papel essencial que a agroecologia desempenha na preservação de sistemas tradicionais e na sustentabilidade alimentar.
Hamilton compartilha como a comunidade local foi uma fonte de aprendizado e inspiração ao longo de sua transição, e como as práticas agroecológicas representam não só uma forma de produção, mas também um movimento que valoriza a cultura e o conhecimento local.
Não perca essa oportunidade de se conectar com a tradição, a inovação e as histórias que mantêm viva a cultura da erva-mate no Brasil!
Para ouvir Vozes do Mate: Ep 3 Agroecologia enquanto prática agrícola e experiência política, clique aqui.
E para conferir o Show Notes do Episódio, clique aqui.
Comments