top of page

Vozes do Mate lança seu segundo episódio: Valorização do Patrimônio Agrícola e a Importância do Rádio como Meio de Comunicação Rural

O podcast Vozes do Mate, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate (CEDErva), segue sua missão de valorizar os sistemas tradicionais de produção de erva-mate. Como parte do programa internacional de pesquisa Voicing Change, que conecta Brasil, Canadá e Quênia, o podcast explora como práticas sustentáveis baseadas em conhecimentos tradicionais podem fortalecer sistemas alimentares locais.


No Brasil, o foco do Vozes do Mate é nas questões ambientais e sociais que permeiam os sistemas tradicionais de produção de erva-mate sombreada, prática que combina a agricultura com a preservação da Floresta com Araucária, bioma pertencente à Mata Atlântica. Esses sistemas são mantidos por agricultores agroflorestais que aliam práticas econômicas sustentáveis ao respeito pelo meio ambiente.


Neste segundo episódio, Valorização do Patrimônio Agrícola e a Importância do Rádio como Meio de Comunicação Rural, os convidados Claudemara Veiga de Lima e Nelson Dias da Silva (Nelsinho) discutem o papel vital do rádio na disseminação de conhecimentos agrícolas e na preservação cultural e sobre o Programa SIPAM. As entrevistas foram realizadas em sindicatos rurais do Paraná e destacam o rádio como um elo essencial entre comunidades rurais e o mundo externo, promovendo o patrimônio agrícola, especialmente o cultivo sustentável da erva-mate sombreada.


O Programa Sistemas Importantes para Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) tem como o objetivo identificar e fortalecer os sistemas agrícolas e suas paisagens ao redor de mundo que preservam a agrobiodiversidade local e os sistemas de conhecimento, paisagens e culturas relacionados, para apoiar a continuação desses sistemas e aumentar os benefícios globais, nacionais e locais derivados de sua conservação dinâmica, e gestão sustentável. 


A candidatura SIPAM Erva-mate está sendo contemplada pelo FAO em Roma e é uma iniciativa para valorizar os sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate no Centro-Sul e Sudeste do Paraná.


Não perca essa oportunidade de se conectar com a tradição, a inovação e as histórias que mantêm viva a cultura da erva-mate no Brasil!


Para ouvir Vozes do Mate: Ep 2 Valorização do Patrimônio Agrícola e a Importância do Rádio como Meio de Comunicação Rural, clique aqui.


E para conferir o Show Notes do Episódio, clique aqui.




Comentarios


bottom of page