O podcast Vozes do Mate, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate (CEDErva), segue sua missão de valorizar os sistemas tradicionais de produção de erva-mate. Como parte do programa internacional de pesquisa Voicing Change, que conecta Brasil, Canadá e Quênia, o podcast explora como práticas sustentáveis baseadas em conhecimentos tradicionais podem fortalecer sistemas alimentares locais.
No Brasil, o foco do Vozes do Mate é nas questões ambientais e sociais que permeiam os sistemas tradicionais de produção de erva-mate sombreada, prática que combina a agricultura com a preservação da Floresta com Araucária, bioma pertencente à Mata Atlântica. Esses sistemas são mantidos por agricultores agroflorestais que aliam práticas econômicas sustentáveis ao respeito pelo meio ambiente.
Neste quarto episódio, Agroecologia enquanto prática agrícola e experiência política - Parte II, trazemos uma conversa inspiradora sobre a agroecologia enquanto movimento político, conduzida pela historiadora e pesquisadora pelo CEDErva, Brenda Rotter, com o Técnico Agropecuário e liderança política, José Maria Tardin. Juntos, eles abordam a agroecologia enquanto movimento político, luta camponesa no Brasil, educação no campo, e outros temas que circundam os sistemas tradicionais de erva-mate e que inspiraram a criação do podcast.
Tardin compartilha suas experiências políticas, sua intensa participação na AS-PTA, e atualmente no Movimento Sem Terra, destacando a importância de uma luta fundamentada na agroecologia, que é capaz de transformar a vida das famílias que aderem a esse sistema.
Não perca essa oportunidade de se conectar com a tradição, a inovação e as histórias que mantêm viva a cultura da erva-mate no Brasil!
Para ouvir Vozes do Mate: Ep 4 Agroecologia enquanto prática agrícola e experiência política - Parte II, clique aqui.
E para conferir o Show Notes do Episódio, clique aqui.
コメント