Sistemas Tradicionais de Erva-Mate: Rumo ao Reconhecimento pelo Programa SIPAM
- Brenda Rotter
- 12 de fev.
- 2 min de leitura
O Programa SIPAM (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial) é uma iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) que reconhece sistemas agrícolas ao redor do mundo que desempenham um papel essencial na preservação da agrobiodiversidade, segurança e soberania alimentar e na manutenção dos conhecimentos agroecológicos tradicionais.
Esses sistemas são fundamentais para a preservação das paisagens culturais, o fortalecimento da sustentabilidade e o bem-estar das comunidades. A candidatura dos Sistemas Tradicionais de Erva-mate para o reconhecimento SIPAM é coordenada pelo CEDErva (Centro de Estudos e Desenvolvimento da Erva-mate), em parceria com o Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate e outras instituições, envolvendo as famílias agricultoras e comunidades da região Centro-Sul do Paraná.
A importância do SIPAM vai além do simples reconhecimento. Ele é um mecanismo de valorização de sistemas agrícolas que integram o uso sustentável dos recursos naturais e as práticas tradicionais de manejo. Ao conceder esse reconhecimento, a FAO fomenta a preservação das culturas tradicionais, o desenvolvimento da agroecologia e a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras, além de fortalecer a identidade cultural e a agrobiodiversidade.
O Plano de Ação de Conservação Dinâmica, que é um dos documentos que fazem parte da candidatura, busca garantir a permanência das características e valores desses sistemas agrícolas. As atividades do plano incluem metodologias participativas, em que agricultores e agricultoras dialogam sobre os desafios e possibilidades do manejo da erva-mate, além de discutir novas práticas e soluções coletivas.
Desde a candidatura, em dezembro de 2021, o CEDErva realizou 8 oficinas, além de eventos como rodas de conversa, minicursos e encontro de saberes. As atividades desempenham um papel central nesse processo. Elas proporcionam espaços para a troca de conhecimentos entre as comunidades, onde são discutidos temas como o manejo sustentável da erva-mate, o reconhecimento das mulheres nas atividades agrícolas, a permanência dos jovens no campo e a divulgação dos sistemas tradicionais para garantir seu fortalecimento.
Ao longo desse tempo, foi dada continuidade ao desenvolvimento de metodologias participativas e à gravação de podcasts sobre agroecologia e a importância dos sistemas tradicionais de erva-mate, com o objetivo de compartilhar conhecimentos locais com comunidades parceiras no Canadá e no Quênia. Esses podcasts estão sendo lançados no canal do YouTube do CEDErva, com tradução simultânea, ampliando o alcance das discussões para além da região.
Em breve teremos uma nova etapa de avaliação da candidatura e a implementação de ações que promovam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das famílias erveiras, garantindo que os sistemas tradicionais de erva-mate sejam reconhecidos não apenas no Brasil, mas também globalmente!

Comments